top of page
Posts Em Destaque

Gótico um romance de amor e dúvida.

  • texto jhoey chinalder
  • 16 de ago. de 2016
  • 6 min de leitura

Gótico no meu ver foi uma historia de romance mal contada (explicada) ocorreu diversas interpretações, sendo assim o tornou-se ''trágico'' vou traçar uma paralelo com o livro : A menina ícaro. Assim ocorreu com o punk, podemos ver nos depoimentos no documentário (botinada) falando que o punk veio deturpado, errado ao brasil, era para ter sido uma grande movimento com seus feitos. Nessa historia de amor e duvida vamos la

Jessamy Harrison tem oito anos. Sensível, caprichosa, dotada de uma imaginação extraordinária e poderosa, passa horas escrevendo haicais, lendo Shakespeare, ou simplesmente escondida no calor escuro do roupeiro. Como filha mestiça de pai inglês e mãe nigeriana, Jess não consegue deixar de se sentir isolada aonde quer que vá, e seus colegas de turma tomam cuidado com sua tendência a sucumbir terríveis ataques de gritaria. Quando é levada para o complexo da família da mãe na Nigéria pela primeira vez, ela conhece seus tios e as tias e primos - e seu incrível avô. Então, um dia, no deserto Alojamento dos Rapazes, encontro Titiola, uma garotinha esfarrapada da idade dela. Parece que afinal Jess achou outra desentrosada que vai entendê-la. TillyTilly conhece grandes e pequenos segredos e, alguns, ela não revela. Mas quando TillyTilly mostra a Jess como é fácil magoar as pessoas que a cercam, Jess começa a perceber que não sabe quem é TillyTilly. Lírico, poético e irresistível, 'A menina Ícaro' é um romance de gêmeos, duplos e espíritos, de uma garotinha criada entre culturas e cores.

Anos 70 foi marcado por crises econômicas, como a do petróleo e guerras politicas.Nesse ápice o brasil era governado pela ditadura militar, na qual era estabelecido a censura. Na doutrina do medo e da duvida surgia em seu império.

Londres ja tinha uma experiencia de vida muito profunda e experimental. O designer e performático Leigh Bowery comandou a renomada Taboo, usando a casa como um teatro para seu exibicionismo high camp. O estilo inspirou e provocou dançarinos, designers e entusiastas a elevarem o seu lado fashion ao extremo.

Os primeiros espaços eram os pequenos clubes Blitz e The Club for Heroes que já atraíram um número razoável de pessoas interessadas em se montar. À medida que a década avançava, pontos como o Camden Palace e outras festas começaram a atrair um público maior. Embora menos intimista, eles moldaram a relação criativa entre música, nightclub e passarela por anos e anos.

Surgiu o novo, o ''gótico'', uma nova tribo urbana, misturava todo uma introspecção com toda aquela informação que o mundo carregava, com um apelo dramático/sombrio no visual e totalmente teatral, com traços do punk, gótico tornava-se no final de 70 para começo de 80 a ''cultura emergente'' da época. O clube hell e a batcave forma os clubes onde abrigaram os chamados góticos, mas necessariamente na batcave.

A batcave foi mais que um clube noturno, foi uma encubadora de artistas, onde fomentava-se toda manifestação de arte, muitas bandas passaram pela batcave, existem registros fotograficos do fotografo Mick Mercer, inclusive lançou um livro.

O gótico teve a migração de muita gente do movimento anarcho punk, banda rubella ballet foi uma das bandas mais expoentes do anarcho, visual marcante criado pela banda, a vocalista Annie Anxiety, foi performer, atriz, dj, levou todo esse lado excêntrico e teatral para os palcos, coisa que o gótico abraçou muito bem.

Isso influenciou muito no visual no começo, podemos dizer existia um desejo contracultural que logo perdeu-se, e apenas firmou-se como subcultura.Não existia razões ou desejos políticos, sofreu influencias notórias do niilismo, o gótico era apolítico, talvez esse excesso de introspecção tenha ganhado um titulo de tristeza, ora, o melancolismo são traços de personalidade, que é diferente da depressão, que é uma doença, o fato de estar inserido em um movimento isso prova e provoca a busca de sua existência. Seria apenas o Spleen de baudelaire, um tedio muito grande com o mundo, ou seja, o poético e o sensível nessas entrelinhas.

Gótico sugou em diversos movimentos de vanguarda, literários e filosóficos, os Beatnik com esse não conformismo, a boemia, com isso adentrar uma revolução no campo sensível das ideias, uma forma de refugio e entendimento diante daquele caos que o mundo carregava nas costas.Sem falar no expressionismo, na forma dramática de enxergar o mundo, na distorção da realidade através de um sentimento interno, logo se transporta para o exterior, entendam é uma das formas de enxergar os fatos, não saiam por ae com jargões trevosos, nos góticos vemos o que ninguém vê, chega beirar ao ridículo. Podemos citar o surrealismo e o dadaísmo como inspiração talvez na composição teatral da make e roupa, ate mesmo nas musicas em toda a sua poética

filme expressionista fausto (1926)

A literatura do seculo 18/19 foi sugada pelos góticos, caiu no gosto desses amigos noturnos, claro, não como regra e sim uma opção, muitos se interessavam pelo campus da filosofia ou sociologia, existia gostos afins mas gostos em particular, o gótico pregava o individualismo, um dos fatores que o sentimento de contracultural não teve força no gótico, com um humor cheio de sarcasmo/ironia e cinismo um aspecto marcante nos góticos. A riqueza da arquitetura gótica e das pinturas da fase dita gótica na arte, podemos dizer influencias, o gótico como arte é bem diferente do movimento, ele buscava o divino, por isso as cruzes voltadas para o alto, olhos esbugalhados e as auras nas pinturas, e um aspecto sombrio, pelo período conhecido como idade das trevas.Os cantos gregorianos com aquele aspecto sombrio e lirico, teve um peso forte não somente no gótico como musica, mas também no cenário fonográfico.

No brasil foi um pouco diferente, os seus adeptos estavam mais preocupados com a mensagem que o gótico trazia, como se fosse uma resposta a muitas indagações, do que o seu apelo estético, aqui se via muito calça jeans e camiseta, bem diferente daquele moicano e makes elaboradas da cena londrina. Não podemos negar o fator politico da ditadura, acredito que isso também pesou na balança.

Existia uma enorme vontade no brasil de se fazer arte, madame não era um casa voltada para os góticos, os donos eram formados em teologia mas trabalhavam com teatro, precisavam de um espaço para fazer suas performances. com o tempo a cena noturno foi abraçando a ideia, ali acontecia tudo e de tudo que não ocorria em outros locais, todas as tribos se divertiam juntas, como ocorreu em londrês, o gótico foi se identific ando com todo esse nicho cultural que a casa trazia, o gótico ate hoje é o publico predominantemente e marcante da casa, sem sombras ou trevas dde duvidas.

Cicuta delirium idealizadora do site umbraum, formada em teatro pelo teatro de arena (amo ela) deu aulas de teatro no madame nos anos 90/2000, conheci algumas pessoas na época do (sarau dos poetas malditos) que citavam a cicuta, diziam que as pessoas trocavam conhecimento e questionavam sobre a vida e a arte, sua liberdade individual. Cicuta sempre a frente do seu tempo, nos 60/70 ela já usava roupas pretas, sempre bem humorada, com um humor inteligente, outrora debochado, com uma voz marcante.

As mercenárias uma banda divisora de águas, ficava entre a linha punk e post punk, ate hoje existe uma guerra, conversei com a katia que teve uma banda punk nos anos 80, ele cita mercenárias como punk, góticos dos anos 80 como post punk, a banda se afirma como post punk rs, a banda sintetiza muito bem todo aquele momento comportamental e na cena fonográfica, com a explosão do post punk no mundo, a banda rpm teve uma fase post punk, as meninas eram envolvidas com o pessoal do teatro do Os Satyros.

Sem falar grupo performático ''pesadelo químico'' meados dos anos 90 do Adriano Pacianotto.

Abc paulista teve seu divisor de águas, conhecida pleos carecas do abc, teve uma cada chamada front em santo andre, e uma banda que amo de post punk Varsóvia, na época foi uma das que mais vendei discos em pouco tempo, sem falar nas bandas: Evidencias do fim, cabine c, arte no escuro, escola de escândalos, violetas de outono, akira e as garotas que erraram, o ultimo numero, Vzyadoq Moe.

Resumindo o gótico foi uma busca no campus da filosofia, literatura, arte, cinema, teatro, dança e principalmente poesia, ele surgiu na duvida e nas perguntas, ate hoje permeia o mistério se ele existe ou existiu, um caso de amor, mas também de duvida, pergunte-se do que precisa do amor ou da duvida para existir, sendo assim provocai a vossa existência ou desistência.

Jhoey

Comments


Siga

© 2023 por Filmes Elétricos. Orgulhosamente feito com Wix.com

Siga-nos:
bottom of page